Pular para o conteúdo

Auxílio Brasil – Saiba como receber o novo valor R$ 600,00

Auxílio Brasil. O governo federal introduziu um novo esquema de transferência de renda, Auxilio Brasil, em novembro de 2021 para substituir o Bolsa Família. Com a reconstituição, os beneficiários receberam benefícios maiores e, a partir de janeiro de 2022, o programa foi ampliado para 18 milhões de domicílios.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o cadastramento do Auxilio Brasil continua da mesma forma que o Bolsa Família. Por meio do Cadastro Único de Programas Sociais – CadÚnico.

Antes de tudo, o Cadastro Único reuni e coleta todas as informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda do nosso país. Por meio desse cadastro, os governos federal, estadual e municipal podem identificar brasileiros elegíveis para programas sociais.

Contudo, segundo o governo federal, o novo Auxilio Brasil visa promover a cidadania por meio da garantia de renda, com foco na superação da vulnerabilidade social das famílias atendidas, na retração da pobreza e da extrema pobreza e, inclusive na promoção do desenvolvimento da primeira infância.

O novo programa social Auxilio Brasil também visa libertar famílias, integrar os jovens ao mercado de trabalho e promover o empreendedorismo. O Auxílio Brasil incluirá três benefícios básicos, a saber, abono de família pré-escolar, abono de formação familiar e abono de pobreza extrema, bem como seis subsídios complementares adicionais.

Os três benefícios básicos podem ser pagos cumulativamente com base na composição do grupo familiar, limitando-se os benefícios a criança e composição familiar a 5 benefícios por família.

Quem receberá a ajuda brasileira? (Auxílio Brasil)

Segundo o ministro da Cidadania, João Roman, o Auxílio Brasil será pago a famílias pobres e extremamente pobres. O governo federal reavaliará periodicamente o valor de cada benefício, o referencial para caracterizar a pobreza ou extrema pobreza e a idade do público-alvo. Ajuda brasileira para substituir o Bolsa Família.

Para ser elegível ao Auxílio à Primeira Infância e à Formação Familiar. A Formação Familiar Incompleta deve ter uma mulher grávida ou menor de 21 anos. Se, após o recebimento de ambos os benefícios, a renda mensal per capita do domicílio ainda estiver na linha de extrema pobreza ou abaixo dela, a família terá direito ao benefício por superação da extrema pobreza.

Como se cadastrar no CadÚnico Único em 2022

Para se inscrever no Cadastro Único e receber o Auxilio Brasil, os familiares com 16 anos ou mais devem se dirigir a um CRAS ou Centro de Atendimento CadÚnico de sua cidade. O logon único não pode ser registrado online.

A pessoa que registrará a família, preferencialmente uma mulher, será o chefe da família. Assim, ao se cadastrar, o chefe da família deve apresentar o CPF ou o título de eleitor e trazer pelo menos uma cópia do documento para todos os moradores da casa.

Como consultar o CadÚnico?

Existem duas formas de verificar se você está cadastrado no Cadastro Único: por telefone ou online, acessando o site Meu CadÚnico. O cidadão pode verificar a validade do seu cadastro pelo telefone 0800 707 2003. Ou seja, o escritório está aberto das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados. As chamadas são gratuitas.

Para verificar o cadastro online do CadÚnico, os familiares podem acessar o site Meu CadÚnico ou baixar o aplicativo gratuito Meu CadÚnico nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).

Com o Meu CadÚnico, os familiares podem verificar Números de Identificação Social (NIS), dados do domicílio e emitir credenciais do CadÚnico quando for necessária a comprovação de registro em um único cadastro.

Para mais informações, acesse o site do Governo Federal.