Descubra aqui essa curiosidade sobre o seu filho de 4 patas
Cachorro tem sentimento? Quem ama animais sabe que nosso vínculo com os animais pode ser profundo, principalmente com os cães. Isso faz com que muitas pessoas se perguntem se os cães têm sentimentos. Ele realmente existe?
Os cães sentem emoções como os humanos? Se você é dono de um peludo, você definitivamente acredita que o carinho deles está lá, sem dúvida. Afinal, há tantos momentos emocionantes que você viveu e viverá.
Mas somos pessoas que imaginam o que os animais sentem, ou somos pessoas que realmente sentem o que os animais sentem? O que a ciência diz sobre o assunto? É isso que vamos compartilhar com você a seguir!
Carinho animal
Em primeiro lugar, podemos dizer que este tópico abrange todos os animais porque a relação entre humanos e animais é muito ampla e variada. Sejam cães, gatos, coelhos, porquinhos-da-índia, pássaros ou peixes, não é difícil encontrar alguém que tenha algum tipo de conexão com um desses animais.
Devido à importância de vários animais em muitas vidas humanas, a ciência começou a estudar esse mistério. Através de pesquisas e pesquisas, é possível tirar algumas conclusões.
Uma coisa que a tecnologia conseguiu identificar é sobre os mamíferos. Foi demonstrado que a estrutura cerebral deste grupo de animais é muito semelhante à dos humanos. Portanto, eles são capazes de sentir algumas emoções como nós.
Para obter essa evidência, é necessário analisar uma parte específica do cérebro: o sistema límbico. É aqui que processamos nossas emoções, que são geradas por várias respostas neuroquímicas e hormonais.
Mesmo sentimento, resposta diferente
No entanto, embora tenhamos sentimentos semelhantes em relação aos animais, nossas respostas a eles podem ser muito diferentes. Esteja avisado: você com certeza não reage como seu amigo de quatro patas quando conhece alguém querido, não é?
Além disso, a capacidade dos animais de se relacionar com os humanos é agora reconhecida. Mesmo que nem todos aceitem, é comum que os pets tenham um membro favorito da família.
Por outro lado, não é necessário que as pesquisas científicas saibam que existem vários animais que mostram retraimento ou agressividade em relação a pessoas abusivas e violentas.
Como os cães se sentem: o que a ciência diz?
Segundo a ciência, não há evidências de que os cães tenham sentimentos. De fato, há muito debate sobre se essa resposta emocional em cães pode ser classificada como instinto em vez de sentimento.
Dessa forma, pode-se mostrar que as reações e sons que um animal faz com seu corpo é seu comportamento natural. Em outras palavras, não serão reações relacionadas aos sentidos do cão, mas sim aos seus instintos de sobrevivência.
Para melhor compreensão, é necessário esclarecer o significado das emoções e sentimentos. Se você acha que essas duas palavras significam a mesma coisa, está enganado! Na verdade, eles se referem a coisas muito diferentes.
Emoção X Sentimento
De acordo com a psicologia tradicional, as emoções referem-se a respostas puramente instintivas. As coisas que fazemos sem pensar, suas atitudes são mais fortes que nossas mentes e dominam a situação.
Nesse sentido, esta é a situação furry. Afinal, se estamos falando de respostas instintivas e irracionais, não podemos negar que os cães emocionais são uma realidade, certo?
Dito isso, não podemos dizer que os cães têm sentimentos por causa dessa diferenciação. Sentimentos são uma coisa, emoções são outra. Enquanto o último é equiparado às respostas neuroquímicas e hormonais do corpo, o primeiro é uma resposta à emoção, que é única para cada indivíduo.
Em outras palavras, para que os cães tenham sentimentos, eles devem ser capazes de considerar suas emoções, não apenas senti-las. Se você ainda está confuso, vamos explicar um pouco mais.
Por exemplo, quando o dono chega em casa do trabalho, além de pular de alegria, o animal peludo deve ser capaz de analisar por que e como se expressa. É por isso que pensamos que os sentimentos de um cão são, na verdade, suas emoções.
Cachorro emocional
Apesar da psicologia convencional e dos avanços da tecnologia, não podemos dizer que os cães tenham sentimentos, mas certamente são criaturas emocionais por natureza, pois seguem seus próprios instintos de maneira completamente irracional.
Por outro lado, mesmo conhecendo o cérebro peludo, não é possível avaliar suas emoções. Portanto, quando alguém lhe disser que os cães têm sentimentos, saiba que os estudos científicos realizados até agora não conseguiram comprovar esse fato. No entanto, o vínculo e vínculo criado entre os animais de estimação e seus tutores é independente disso.
E ai, gostou do conteúdo?
Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Viagens & Férias é um espaço para manter você informado sobre dicas de viagens e outras informações sobre os mais variados assuntos como, Casa e Jardim, Pets e muito mais.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Ou seja, tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!
Deixe um comentário!