Pular para o conteúdo
Início » Como cuidar de Suculentas com dicas infalíveis

Como cuidar de Suculentas com dicas infalíveis

Vem conferir dicas incríveis de como cuidar de suas Suculentas em casa

Não é de nos surpreender que as Suculentas estejam entre as preferências. Essas plantinhas são companheiras lindas e delicadas para quem gosta de cultivar plantas pela casa e requer poucos cuidados. Assim como os cactos, eles são nativos da luz solar seca e forte, e a maioria se adapta bem a pequenos espaços como apartamentos.

Cuidar de Suculentas não é muito difícil, então se você ama plantas, mas não tem tempo para investir nelas, ou não tem habilidade para cuidar de seus amigos verdes, invista em suculentas.

Principais características das Suculentas

Suculentas são plantas que retêm água em suas folhas porque, como dissemos antes, elas vêm de lugares áridos, assim como os cactos. É por isso que a principal característica desta espécie é ter folhas e caules muito roliços, de onde vem o nome “suculentas”.

Veja essa curiosidade: Sabia que todo cacto é uma suculenta, porém nem toda suculenta é considerada um cacto, que tal?

Eles podem ser encontrados com folhas de diversas cores, formas e texturas, e muitas vezes arranjos e vasos reúnem diversas espécies. Eles preferem luz brilhante e requerem muito pouca água, mas algumas espécies preferem luz indireta.

A forma da folha determina a quantidade de luz solar necessária. Folhas rachadas ou extraordinariamente longas significam que suas plantas precisam de mais luz. Suculentas saudáveis ​​têm folhas que estão sempre próximas umas das outras.

Como cuidar de Suculentas e cuidados básicos

Escolha um vaso

Evite plantar suculentas diretamente em vasos ou rodapés sem furos no fundo. Para ter uma planta saudável que dure para sempre, é importante escolher um vaso com furos para facilitar o fluxo de água a cada rega. Muita água pode matar suas plantas. O pote da cache é lindo e pronto para usar, basta colocar o vaso perfurado nele e pronto! Na hora de regar, tire sempre o tampão vaso perfurado para que a planta possa remover o excesso de água. Só então você pode colocar o vaso no lugar novamente.

Rega

Suculentas geralmente não precisam de rega, e você pode seguir um padrão simples: regar uma vez por semana no verão e uma ou duas vezes por mês no inverno. Verifique bem se o solo está seco antes de começar a regar. Não regue se estiver molhado. Bom, veja como é tão simples quanto por o dedo ou mesmo um pequeno graveto no substrato. Evite jogar água nas folhas, pois elas apodrecem. veja que grande quantidade de água definitivamente murchará as plantas, não esqueça de ter cuidado.

Luz solar

As Suculentas preferem o sol da manhã, e a maioria delas requer iluminação direta. Se você mora em um apartamento ou em uma área com pouca luz, tente deixar suas plantas nas janelas, varandas ou em qualquer lugar com boa luz. Suculentas necessitam extremamente de luz solar, então elas não sobreviem em ambientes como banheiros, prateleiras internas

Fertilizantes

É importante adicionar nutrientes às suas plantas regularmente, e o período ideal para as suculentas é a cada 3 meses. Você pode comprar fertilizantes específicos de vermicomposto ou outro composto orgânico ou lojas especializadas como Forth Cactus. Outra opção é usar cascas de ovos trituradas no liquidificador, o cálcio vai deixar as folhas e caules mais resistentes.

  1. Substrato

O substrato é basicamente o solo em que você cultivará suas suculentas. Eles funcionam melhor quando você usa solo composto misturado com areia de construção lavada. A areia precisa ser bem leve para facilitar a drenagem.

Montagem do recipiente

Ao montar vasos para Suculentas, você preparará várias camadas, a primeira camada deve ser feita de pedrinhas, cascalho, lascas de azulejos ou argila expandida. Ele atuará como uma barreira de drenagem. Cubra as rochas com um cobertor ou TNT para segurar o solo durante a rega.

Coloque o substrato em um cobertor ou TNT e monte as mudas da maneira que achar melhor. Manuseie-os com cuidado, eles quebram facilmente e são muito sensíveis. Ou seja, usando uma escova com cerdas muito macias para remover a sujeira das folhas, você pode soltar suavemente o solo.

Muitas pessoas finalizam vasos de suculentas com pedrinhas brancas para deixar o arranjo mais bonito, mas essas pedrinhas não são boas para as plantas. Eles são feitos de mármore triturado e, quando molhados, liberam um pó que pode danificar as plantas com o tempo. Por exemplo, decore com ingredientes naturais como casca de pinheiro.

Como podar?

Não necessariamente as Suculentas precisam ser podadas, mas é melhor remover as folhas murchas, secas ou fracas para que fiquem bonitas e saudáveis. Crescem de acordo com o espaço que têm para se desenvolver, ou seja, as plantas em vasos pequenos ainda são pequenas. Raízes e folhas seguirão quando transferidas para vasos maiores.

Mudas

Esta plantinha é fácil de “pegar”, então se você quiser fazer um novo vaso, basta colar as folhas soltas no chão para criar um novo viveiro de mudas. Não demorou muito para cada folha criar raízes e brotar em uma nova muda, pronta para decorar um novo arranjo.

Como você pode ver, as suculentas são uma planta versátil que, além de bonitas, podem formar arranjos carismáticos que podem ser presentes originais e se deliciar com a delicadeza de suas folhas.

A melhor maneira de cuidar de seus amigos verdes é prestar muita atenção aos sinais que eles lhe dão. Se a folha for alongada e crescer para cima, isso significa que ela precisa de mais luz solar. Se as folhas estiverem murchando, elas precisam de mais água.

Enfim, na hora de montar vasos, abuse da criatividade! Misture cores e texturas de folhagem e use objetos incomuns, como potes de cache. Copos, latas, rolhas, qualquer recipiente diferente darão um charme extra ao seu arranjo.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Viagens & Férias é um espaço para manter você informado sobre dicas de viagens e outras informações sobre os mais variados assuntos como, Casa e Jardim, Pets e muito mais.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Ou seja, tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também: