Pular para o conteúdo
Início » Como plantar Zamioculca em qualquer ambiente

Como plantar Zamioculca em qualquer ambiente

Confira aqui dicas incríveis de como plantar e cultivar Zamioculca em qualquer ambiente

Como plantar Zamioculca? Primeiramente, escolher lindas plantas é sempre primordial para quem procura um ambiente confortável. Assim como nos apartamentos, nos centros das grandes cidades onde não há muito espaço verde, elas trazem harmonia para o ambiente, além disso, proporciona conforto e mais vida ao lugar. Por isso, saber cultivar zamioculca pode fazer a diferença na sua casa.

O que é Zamioculca?

Antes de tudo, importante saber tudo sobre a zamioculca. Assim, alguns detalhes ou características como luz do sol, água em excesso e local adequado são fatores muito importantes para conseguir a sobrevivência da zamioculca e de outras plantas em seu apartamento e outros ambintes.

Diretamente da Tanzânia, na África, a zamioculca é uma planta de pequeno a médio porte que pode atingir um metro de altura. Contudo, mesmo com a temperatura mais elevada na savana, esta linda planta não gosta muito de luz solar. Inclusive você encontra ela sob árvores que possui boa sombra ao longo do dia. Pois bem, com essas informações, você pode concluir que ele se adapta bem a ambientes com pouca luz natural, como apartamentos e outros lugares.

Como cuidar da Zamioculca?

Cuidar desta planta é muito simples. Uma super vantagem da zamioculca, além de ser perfeita para ambientes sem muita luz direta do sol, é não dar tanta sede. Para quem tem pouco tempo de cuidar dela, é uma boa opção. Sem dúvidas é tranquilo cuidar desta linda planta, mas mantenha o solo úmido. Regue pelos menos 1 ou 2 vezes por semana é suficiente.

A zamioculca não se adapta aos climas extremos, como muito quente e frio. Ela é típica de um ambiente mais quente. Mas se a temperatura cair muito, ela sofrerá. Portanto, em dias frios abaixo de 18°C, procure manter sua zamioculca no local mais quente possível.

Como cultivar Zamioculca?

Uma coisa que você deve considerar antes de plantar qualquer planta é o tamanho do vaso. Geralmente, o tamanho do vaso varia de acordo com o tamanho da planta e o número de mudas plantadas juntas. Saber escolher o vaso certo é importante na hora de aprender a cultivar zamioculca. Por exemplo, se a planta não tiver espaço suficiente para desenvolver suas raízes, ela pode não crescer tão saudável quanto deveria.

Pensando nisso, uma dica de qual tamanho de vaso escolher para saber como cultivar zamioculca: Compre vasos que tenham pelo menos o tamanho do quadrado das raízes de plantio. Ou seja, se a planta tiver pelo menos um metro de raízes, certifique-se de que a planta tenha uma área de terreno de pelo menos um metro quadrado.

E não se trata apenas de colocar terra. Existem outras dicas de como cultivar uma zamioculca da maneira correta para que ela possa se desenvolver. Veja este guia passo a passo sobre como cultivar zamioculca antes de colocar terra e regar.

Confira agora:

  • Antes de comprar seu vaso, verifique se há um tubo de drenagem embaixo para drenar o excesso de água. Nesse caso, coloque um vaso de tamanho adequado embaixo para evitar que o piso se molhe toda vez que você regar. Se não, você não precisa se preocupar. Isso não mudará a maneira como você cultiva zamioculca.
  • Antes de pensar em colocar plantas e solo, coloque bolas de barro para dar espaço para o crescimento das raízes. Não coloque muito, apenas o suficiente para cobrir o fundo do vaso.
  • Cubra o solo na bola de barro e umedeça-o levemente.
  • Agora, coloque as mudas de zamioculca em vasos.
  • Em seguida, coloque outra camada fina de bolinhas de barro e encha-as com terra.
  • Molhe bem o solo e coloque-o em um ambiente onde a zamioculca não receba tanta luz natural direta.

Você aprendeu a cultivar zamioculca em vaso. Além disso, a técnica usada com bolas de barro garante espaço para o desenvolvimento das raízes. Também auxilia na irrigação do solo e na oxidação das plantas.

Zamioculca melhora o astral do ambiente

Sem sempre aprender a cultivar uma zamioculca ou qualquer outra planta, ela só se define colocando-a em um vaso e regando-a. Existem muitas outras precauções que você deve tomar ao cultivar qualquer planta.

Um dos cuidados mais importantes ao aprender a cultivar zamioculca é a adubação. O fertilizante pode parecer uma coisa simples e universal, mas não é. Os ingredientes de um fertilizante nem sempre são bons para outro. Então, como cultivar zamioculca é o foco aqui, aprenda a preparar um fertilizante incrível para que essa planta cresça lindamente em sua casa.

  • Divida os três ingredientes fertilizantes que vão mudar a vida da sua zamioculca: cinza de madeira ou carvão; torta de mamona; e esterco de galinha.
  • Em uma panela com cerca de meio quilo de terra, coloque uma colher de esterco de galinha. Duas colheres de cinzas e duas colheres de bolo de mamona. Esta adição de ingredientes deve ocorrer na superfície do recipiente. Você não precisa misturá-lo muito com o solo.
  • Depois de fazer a mistura, abra um espaço na superfície do vaso onde a zamioculca já está plantada e adicione um pouco desse adubo ao redor da planta.
  • Repita isso por pelo menos duas vezes por mês, no mínimo.
  • Esta adubação é recomendada para plantas com flores.

Agora, depois dessas dicas, você já pode se considerar alguém que sabe cultivar zamioculca. Uma vez que você já sabe como plantar, regar, com que frequência adubar e quanto sol deve tomar, não há muito mais necessidade de aprender a cultivar uma zamioculca.

Cuidado extra

Deve-se notar que a zamioculca é uma planta com incríveis propriedades ambientalmente harmoniosas, mas também traz riscos: a zamioculca é uma planta venenosa. Portanto, mantenha-o fora do alcance das crianças para que não coloquem as mãos na boca ou nos olhos. Evite também colocá-lo ao alcance de animais de estimação.

Uma ótima opção para lidar com possíveis contratempos no plantio da zamioculca é sinalizar em um vaso que a planta pode causar algum tipo de problema de saúde quem entrar em contato com ela, e mantê-la, pendurada, fora do alcance.

Mais verde por favor!

Como cultivar zamioculca não é mais desconhecido. Mas não se limite apenas a esta plantinha. Aposte no verde para trazer mais paz e harmonia para sua casa. Uma das marcas de Zamioculca, pelo menos para quem acredita, é a energia que produz que conduz à prosperidade e à harmonia. Uma planta na sua porta, escritório ou sala de estar no trabalho pode trazer boas energias para o seu negócio. Prosperidade na vida, família e carreira.

Aposte verde. Não saia de casa sem plantas. Está cientificamente comprovado que olhar para vegetação e observar plantas, grama e árvores pode acalmar a mente e aliviar o estresse e a ansiedade. Então, aqui estão algumas dicas para melhorar a saúde mental.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Viagens & Férias é um espaço para manter você informado sobre dicas de viagens e outras informações sobre os mais variados assuntos como, Casa e Jardim, Pets e muito mais.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Ou seja, tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também: