Pis 2023 – Consultar, Calendário de Pagamento e Valores
Foi divulgado o calendário Pis 2023 para os trabalhadores elegíveis que desejam retirar o benefício. A primeira parcela está confirmada para 6 de fevereiro para os nascidos em janeiro.
Primeiramente, é importante observar que alguns requisitos devem atendidos para que seja elegível ao PIS 2023. Então acompanhe os posts para saber quem tem direito e como consultar a dose.
Antes de tudo, o governo federal anunciou oficialmente que os trabalhadores podem receber o benefício do Pis 2023 proporcionalmente aos meses trabalhados, sendo que cada mês equivale a R$ 110,00.
Contudo, quem trabalhou ao longo de 2021 pode ganhar no máximo R$ 1.302,00, calculado com base no salário mínimo deste ano. Ou seja, para mais detalhes sobre este tema, recomendamos visitar o portal do governo.
Quem tem direito ao PIS 2023
Para obter o Pis 2023, trabalhadores com salário mínimo médio de até 2 meses e com carteira de trabalho assinada devem atender a alguns requisitos.
Necessário ter exercido atividade remunerada por um período de 30 dias no ano base de pagamento, além de estar inscrito no Pis/Pasep há pelo menos 5 anos e estar com o cadastro atualizado na Rais (lista anual de informações sociais ). Assim, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo parcelamento.
Veja o Calendário de pagamentos
O plano de pagamento do Pis 2023 baseado no mês de nascimento do trabalhador. Confira todos os detalhes abaixo para entender melhor o processo.
Nascidos em: Janeiro: pode ser aceito a partir de 15 de fevereiro;
Fevereiro: podem ser aceitos a partir de 15.2.;
Março: podem ser aceitos a partir de 15/03;
Abril: podem ser aceitos a partir de 17/03;
Maio: podem ser aceitos a partir de 17/04;
Junho: podem ser aceitos a partir de 17/04;
Julho: podem ser aceitos a partir de 15/05;
Agosto: podem ser aceitos a partir de 17/05;
Setembro: podem ser aceitos a partir de 15/06;
Outubro: podem ser aceitos a partir de 15/06;
Novembro: podem ser aceitos a partir de 17/07;
Dezembro: podem ser aceitos a partir de 17.7.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores podem contar com pagamentos regulares a partir de 15 de fevereiro e usufruir dos benefícios até 28 de dezembro. Para garantir que ninguém fique para trás, possível sacar o valor especificado dentro desse período.
Como obter o Pis 2023 e como consultar o benefício
A Caixa Econômica Federal oferece diversas formas de aproveitar o Pis 2023. O trabalhador pode escolher a melhor opção que atenda às suas necessidades, seja por meio de pagamento à vista, transferência bancária ou TED.
Os beneficiários têm acesso a receitas financeiras por meio do aplicativo Caixa Tem, depósito direto em conta poupança ou conta corrente, rendimentos por meio de um correspondente Caixa Aqui e saque direto em uma agência bancária.
Porém, é importante ficar atento aos documentos necessários para fazer a seleção, como a carteira de identidade, que pode exigida em alguns casos.Se você está na dúvida se tem direito ao PIS 2023, fique tranquilo.
Existem formas de consultar online: O Ministério da Economia oferece um serviço onde você pode fazer uma consulta, basta digitar seu CPF Gov.br e senha.
Além disso, também é possível consultar essas informações no aplicativo Caixa Tem ou Carteira de Trabalho Digital: ambos são gratuitos e podem baixados no Google Play e na Apple Store.