PIS/Pasep: veja como consultar pelo Caixa Tem
PIS/Pasep. Milhares de trabalhadores anseiam pelo valor do PIS/Pasep. Atualmente, o Caixa Tem presta serviços de consultoria totalmente online.
Todo mundo adora receber um dinheiro extra, por isso há tanta ansiedade em relação ao PIS/Pasep. De acordo com as regras previdenciárias, os trabalhadores com carteira assinada no regime CLT têm o direito de retirar abonos salariais todos os anos. O valor pago ao beneficiário é de até um salário mínimo.
A Caixa Econômica Federal agora permite que os trabalhadores consultem seus respectivos auxílios por meio do aplicativo Caixa Tem. Os trabalhadores também receberão esse benefício por meio do mesmo aplicativo.
Em fevereiro, trabalhadores de empresas privadas passaram a receber PIS da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos passaram a receber o Pasep no mesmo mês apenas por meio de bancos brasileiros.
Assim que estiver ciente dessas mudanças, revise os tópicos abaixo para obter mais informações sobre subsídios salariais para ambas as categorias e os detalhes envolvidos.
PIS/Pasep beneficiará mais de 23 milhões de pessoas
PIS/Pasep beneficiará cerca de 23 milhões de trabalhadores em 2022. Eles receberão um bônus salarial para o ano-base de 2020. O governo federal liberal vai pagar cerca de 21 bilhões de reais para cobrir o benefício.
Os trabalhadores com carteira assinada são pagos de acordo com o mês de nascimento e os servidores públicos recebem o número final do NIS, o número de identificação social. De acordo com as últimas normas mínimas nacionais, quem estiver trabalhando ao longo de 2020 terá direito a um salário mínimo de R$ 1.212,00.
No entanto, para receber o abono salarial do PIS/Pasep, alguns requisitos exigidos pelo governo federal devem ser cumpridos, veja quais:
- Registrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Durante ano-base deve ter recebido em média até dois salários mínimos por mês;
- Ter pelo menos 30 dias de atividade sendo remunerada no ano-base considerado para cálculo;
- Seu empregador (pessoa jurídica) precisa comunicar adequadamente seus dados no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).
- Não terão direito a abonos salariais
- Trabalhadores urbanos associados a empregadores individuais;
- Trabalhadores rurais associados a empregadores individuais;
- Diretores não empregados, ainda que a empresa opte pelo pagamento do FGTS;
- Ajudante doméstico;
- E Menor aprendiz.
Como consultar o Abono de Salário no Caixa Tem
Agora que você já sabe mais detalhes sobre o abono salarial Caixa Tem, saiba mais sobre como consultar esse valor caso preencha os requisitos.
Para consultar o PIS/Pasep pelo Caixa Tem, seu aplicativo deve ser baixado ou atualizado na Caixa Tem Apple Store ou Play Store. Depois disso, insira seu CPF e senha para acessar os serviços da Caixa para fazer login na sua conta Caixa Tem.
Registre-se no Caixa Tem, se necessário. Uma vez verificado, acesse a lista de serviços disponíveis e clique em “Abono Salarial”; lá você poderá consultar o valor e movimentar todos os saldos existentes no app.
Esse novo recurso ajudará muito os trabalhadores a evitar o estresse das filas e frustrações nos bancos. Essa novidade vai deixar tudo mais prático.