Descubra aqui dicas infalíveis para cultivar a linda planta Zamioculca em casa
Zamioculca saiba como cuidar. Devido aos seus baixos requisitos de manutenção, Zamioculca é uma das melhores plantas para crescer dentro de casa. E, claro, pela sua adaptabilidade em diferentes ambientes.
Ainda possui plantas ornamentais com tons verdes bem fortes e vivos, o que contribui muito para a decoração do ambiente. Cientificamente conhecido como Zamioculcas Zamiifolia, é parte da família Araceae – a mesma que os copos de leite e os antúrios.
Zamioculca é nativa da África e é uma planta de meia sombra. Ou seja, preferem ambientes com mais sombras e luz indireta. Já adultos, ainda podem atingir um metro de altura, ganhando enorme prestígio em seu lugar.
Como cultivar Zamioculca?
Esta é uma planta muito simples. Tanto que isso pode ser feito de duas formas diferentes: por meio de mudas e sementes. Em relação às mudas, elas podem ser divididas por touceiras. Outra forma de obter mudas de zamioculca é a partir dos galhos da planta. Para isso, é necessário retirar os galhos bem próximos à base do eixo da planta e deixá-los na água até que as raízes cresçam.
As sementes caem naturalmente através do caule da flor. Independente do modelo, é imprescindível escolher um vaso de tamanho ideal para as mudas. Por exemplo, um vaso de tamanho médio pode ter até três vezes o tamanho de uma muda. Assim, você garante as condições de crescimento e desenvolvimento da zamioculca.
Na hora de plantar, você deve ter um sistema de drenagem pronto, você pode usar barro e pedrinhas, ou ainda optar por vasos com furos no fundo. Isso permite que a água escorra sem encharcar o solo, preservando assim as raízes da planta sempre crescendo.
Vale a pena considerar o uso de luvas ao manusear a zamioculca, pois a seiva da planta pode irritar a pele. Se necessário, a zamioculca deve ser replantada a cada três anos.
É hora de cuidar
Devido à sua versatilidade, a zamioculca é uma das melhores plantas para o jardineiro iniciante. Ou seja, aqueles que ainda não entendem muito bem como cuidar das plantas. Então, veja alguns cuidados que essa planta precisa:
- Elas podem ficar sem água por muito tempo;
- A rega poderá ser feita duas vezes por semana;
- não toleram excesso de água;
- São resistentes a diferentes climas;
- Não os exponha em dias muito frios;
- Se for usar fertilizante, observe um intervalo de três meses entre cada aplicação;
Dito isso, nada é muito expressivo, certo? Dessa forma, podem ser instalados em diversos ambientes da casa, ressaltando seu charme e design na decoração. Use sua criatividade e coloque sua zamioculca em mesas de centro, toalhas de mesa, prateleiras. Além disso, combiná-los com outras espécies de plantas pode proporcionar um ambiente mais bonito e, claro, uma ótima qualidade do ar. O que acha?
E ai, gostou do conteúdo?
Então, para mais dicas de viagens e outras informações sobre os mais variados assuntos como, Casa e Jardim, Pets e muito mais, continue acompanhando nosso Blog.